UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

A Sociedade Educadora São Francisco, surgiu da vontade de uma devota de São Francisco de Assis que desejava construir uma capela. Como era católica, pediu ao Monsenhor Expedito, então vigário da Paróquia, que a orienta-se.

Monsenhor, com uma visão inigualável, sugeriu a Dona Luzia que ao invés de construir uma capela, fizesse uma escolinha que pudesse atender as necessidades educacionais da comunidade que estava crescendo a cada dia. Ela, muito obediente às palavras do sábio padre, acatou a ideia.

Dona Luzia orientada por Mons. Expedito pediu que a mesma colocasse a frente o seu filho José Miguel, o então sacristão da igreja, que era bem jovem. José Miguel tocou o barco para frente e convidou a comunidade para, em sua casa, começarem o sonho. Reuniu as famílias abaixo citadas e com o apoio de Monsenhor Expedito tudo começou.

No dia 04 de outubro de 1967 foi fundada a Sociedade Educadora São Francisco, tendo a benção da pedra fundamental às 20h, estando presentes além do Monsenhor Expedito, Luzia e Zé Miguel, os amigos:

Francisca Neta Oliveira

Maria do Carmo Dantas de Souza

Terezinha Maria Trajano

Severina do Nascimento

Maria das Neves Azevedo Martins

Maria de Fátima Inácio

Maria de Lourdes Silva

Maria Dalva da Silva

Luiza Minervino Gomes

Antônio Pequeno

Maria Félix do Nascimento

Severino Rodrigues Barreto

Anália Rosa de Azevedo

Severina Batista Pereira

José Mota e Maria Mauricio da Silva

Adélia Trajano da Silva

Matilde Medeiros Dantas

Através do 1º Estatuto da Escola foi escolhida a 1ª Diretoria:

José Miguel do Nascimento – PRESIDENTE

Francisca Neta de Oliveira – SECRETARIA

Maria do Carmo Dantas de Souza – TESOUREIRA

No dia 01 de Março de 1968 iniciaram-se as aulas com 25 Alunos aos cuidados da primeira Professora Francisca Neta de Oliveira.